Penguin 2.0 é Lançado – E ai, Seu SEO Está Preparado?

autor do blog
Unknown >>

Quem diria que um simples Penguin poderia colocar tanto medo, pois é, mesmo parecendo inofensivo tem muita gente ai tremendo de medo de ser penalizado, e esse é o nosso assunto de hoje. Chamado de Penguin 2.0 essa é a 4º atualização do algoritmo que vem chamando atenção de todos os Webmaster e profissionais de Marketing Digital e SEO pelo mundo, e não é para menos, o próprio Matt Cutts esclareceu a algum tempo que essa não seria apenas uma simples update e sim uma grande atualização que seria feita para blindar com muita eficiência o algoritmo do Google.

Muita gente vive falando que o Google odeia otimização de sites, mas enfim, desde quando manipulação é considerada estratégia de SEO?

Qual a visão para trabalhar lado a lado com o Penguin 2.0 daqui pra frente?

Desde o início de seu   lançamento o Penguin já vem derrubando cada dia mais o webspan, fazendo com webmaster e SEOs tivessem que se superar e recomeçar todo o seu trabalho, eu chamei esta reformulação de SEO Ninja em um outro post. Infelizmente para os usuários ainda estava sendo encontrada na SERP muito conteúdo ruim, e como isso estava acontecendo eu não sei. Acredito que esses resultados eram conquistados por algum buraco que estava contido no algoritmo e que com está atualização acredito que será fechado.


penguin 2.0

Quando foi lançado a visão era acabar com a manipulação de Link Building e trocas de links, tudo que não parecesse natural seria punido. A grande jogada ao meu ver foi um maior valor vindo das redes sociais, o link bait passou a ser comentado na web como uma forma de conquistar valor para seu conteúdo. Isso é exatamente o que acontece, posts muito compartilhados tendem a ter uma boa reputação frente aos olhos do google, mais isso não é fator de rankeamento mas ajuda na hora de conseguir uma boa nota do Page Rank.

O que será que o Google está mirando Agora?


Os efeitos que podem ocorrer no brasil ainda é um tanto inserto, mas a visão do update é combater ainda mais a manipulação de links. Em um artigo da search engine land eles listam os 25 sites que perderam mais resultados nas últimas 24 horas, tendo entre eles os sites/blogs de jogos online e também portais de notícias. Lembro de ter ouvido em um podcast outro dia o Ricotta falando para o Pedro Dias que o google não tinha penalizado seriamente esse segmento, mais visto pelo resultado ocorrido nos E.U.A, acredito que os profissionais brasileiros deste segmento já deviam ir abrindo o olho, e revendo suas estratégias.

O que fazer para não ser penalizado?


Continuar trabalhando sério e esquecer que a SEARP existe, trabalhe pensando no seu leitor/cliente, faça SEO para ser encontrado e não para forçar um posicionamento. Responda pra mim. Se os buscadores não existissem, o que você manipularia?

O desejo do google frente a todos nós é ser apenas ser um intermediário entre o leitor e a informação, e se nós administradores de blogs, produtores de conteúdo, webmasters, profissionais de SEO, entre outros, não trabalharmos corretamente pensando em quem queremos atingir, certamente o google vai acabar fazendo isso em nosso lugar, retirando de vez toda a visibilidade que temos na web. Isso parece ser impossível? Eu não acho, o gigante de busca já mostrou e continua mostrando o que ele realmente quer nesse jogo, e se você não começar a treinar para ocupar a posição correta vai acabar ficando de fora.




Considerações finais


Antes de sair removendo tudo o que acha que está errado, acalme-se. A atualização foi lançada essa semana e ainda é preciso analisar os seus impactos. O importante para você é ficar de olho em seu Google Analitics para ver se não teve uma perca repentina que pode ser causada pela atualização. Penalizado ou não, agora não adianta chorar, o melhor a se fazer é relaxar a mente, faça uma análise profunda e não mude ou apague nada sem antes ter certeza de que foi penalizado. Para qualquer efeito negativo tenha em consideração rever as estratégias, fazer as correções necessárias e começar a trabalhar de forma honesta e correta.
O lema é focar na qualidade para melhorar a experiência do usuário, para obter sucesso sempre, se o leitor fica feliz quando encontra seu conteúdo, o google fica feliz em indicar alguém de qualidade e você fica feliz em ser indicado na SEARP. Bom, ainda não se sabe muito sobre os efeitos do Penguin 2.0 mas ficaremos de olhos abertos para dar as melhores dicas para você.

Enquanto isso nos diga, o que você acha ou espera para o futuro das buscas depois dessa atualização?


Eu vou ficando por aqui e aguardo pela sua resposta nos comentários, um grande abraço e até a próxima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário