Quem diria que um simples Penguin poderia colocar tanto
medo, pois é, mesmo parecendo inofensivo tem muita gente ai tremendo de medo de
ser penalizado, e esse é o nosso assunto de hoje. Chamado de Penguin 2.0 essa é a 4º atualização do algoritmo
que vem chamando atenção de todos os Webmaster e profissionais de Marketing Digital e SEO pelo mundo, e não é para menos, o
próprio Matt Cutts esclareceu a
algum tempo que essa não seria apenas uma simples update e sim uma grande
atualização que seria feita para blindar com muita eficiência o algoritmo do Google.
Muita gente vive falando que o Google odeia otimização de
sites, mas enfim, desde quando manipulação é considerada estratégia de SEO?
Qual a visão para trabalhar lado a lado com o Penguin 2.0 daqui pra frente?
Desde o início de seu lançamento
o Penguin já vem derrubando cada dia mais o webspan, fazendo com webmaster e
SEOs tivessem que se superar e recomeçar todo o seu trabalho, eu chamei esta reformulação
de SEO Ninja em um outro post. Infelizmente
para os usuários ainda estava sendo encontrada na SERP muito conteúdo ruim, e como isso estava acontecendo eu não
sei. Acredito que esses resultados eram conquistados por algum buraco que
estava contido no algoritmo e que com está atualização acredito que será
fechado.
Quando foi lançado a visão era acabar com a manipulação de Link Building e trocas de links, tudo
que não parecesse natural seria punido. A grande jogada ao meu ver foi um maior
valor vindo das redes sociais, o link
bait passou a ser comentado na web como uma forma de conquistar valor para
seu conteúdo. Isso é exatamente o que acontece, posts muito compartilhados
tendem a ter uma boa reputação frente aos olhos do google, mais isso não é
fator de rankeamento mas ajuda na hora de conseguir uma boa nota do Page
Rank.
O que será que o Google está mirando Agora?
Os efeitos que podem ocorrer no brasil ainda é um tanto
inserto, mas a visão do update é combater ainda mais a manipulação de links.
Em um artigo da search engine land eles listam os 25 sites que perderam mais
resultados nas últimas 24 horas, tendo entre eles os sites/blogs de jogos online
e também portais de notícias. Lembro de ter ouvido em um podcast outro dia o Ricotta falando para o Pedro Dias que o google não tinha
penalizado seriamente esse segmento, mais visto pelo resultado ocorrido nos
E.U.A, acredito que os profissionais brasileiros deste segmento já deviam ir
abrindo o olho, e revendo suas estratégias.
O que fazer para não ser penalizado?
Continuar trabalhando sério e esquecer que a SEARP existe,
trabalhe pensando no seu leitor/cliente, faça SEO para ser encontrado e não
para forçar um posicionamento. Responda pra mim. Se os buscadores não
existissem, o que você manipularia?
O desejo do google frente a todos nós é ser apenas ser um intermediário
entre o leitor e a informação, e se nós administradores de blogs, produtores de
conteúdo, webmasters, profissionais de SEO, entre outros, não trabalharmos
corretamente pensando em quem queremos atingir, certamente o google vai acabar
fazendo isso em nosso lugar, retirando de vez toda a visibilidade que temos na
web. Isso parece ser impossível? Eu
não acho, o gigante de busca já mostrou e continua mostrando o que ele
realmente quer nesse jogo, e se você não começar a treinar para ocupar a
posição correta vai acabar ficando de fora.
Considerações finais
Antes de sair removendo tudo o que acha que está errado, acalme-se.
A atualização foi lançada essa semana e ainda é preciso analisar os seus
impactos. O importante para você é ficar de olho em seu Google Analitics para
ver se não teve uma perca repentina que pode ser causada pela atualização.
Penalizado ou não, agora não adianta chorar, o melhor a se fazer é relaxar a
mente, faça uma análise profunda e não mude ou apague nada sem antes ter
certeza de que foi penalizado. Para qualquer efeito negativo tenha em
consideração rever as estratégias, fazer as correções necessárias e começar a
trabalhar de forma honesta e correta.
O lema é focar na qualidade para melhorar a experiência do usuário, para obter sucesso sempre, se o leitor fica feliz quando encontra seu conteúdo, o google
fica feliz em indicar alguém de qualidade e você fica feliz em ser indicado na
SEARP. Bom, ainda não se sabe muito sobre os efeitos do Penguin 2.0 mas
ficaremos de olhos abertos para dar as melhores dicas para você.
Enquanto isso nos diga, o que você acha ou espera para o
futuro das buscas depois dessa atualização?
Eu vou ficando por aqui e aguardo pela sua resposta nos
comentários, um grande abraço e até a próxima.
Nenhum comentário :
Postar um comentário